terça-feira, 29 de abril de 2008

O Quarto-Poder

Passado que foi o choque inicial, que contribuiu para um alerta acerca das condições de construção dos edificios, sua aprovação e licenciamento...nada mais foi feito.
Mesmo que um imóvel construído em 1992 não cumpra com leis em vigor desde 1954( regulamentacão anti-sísmica)e 1951(anti-incêndio), com gás canalizado sem qualquer projecto e que tenha uma empresa comercial(GALP)a retirar dividendos do seu fornecimento.
O LNEC admitiu não perceber como é que o prédio foi licenciado para Habitação e alertou em tom inquisitório(Eng.Almeida Fernandes)que "quando o LNEC entra nestes processos não os larga". Claro que pedir à PJ para investigar as relações entre autarcas e empresas de construção seria um trabalho monstruoso e no minimo invíavel.
O que é mais surpreendente é que o jornalismo de investigação que tão bons serviços tem prestado à nação,nos esteja a tratar como “parólos” e não tenha agarrado neste caso como exemplo de investigação para retratar a face obscura e o estado da construção no Pais.
Claro que é muito mais fácil falar de noticias recicladas,ou do cão do Mourinho e do fio dental do Castelo Branco.
Enquanto quarto-poder e garante da liberdade a imprensa deveria estar alerta para este acontecimento e aproveitá-lo para inteligentemente alertar a nação.
Ainda que os maiores super-heróis fossem jornalistas (Super-homem, Tintin, Homem-aranha …)parece que há um qualquer vilão com grandes tentaculos a atrapalhar esta historia.
Claro que é injusto generalizar e pensar que tudo está mal e nada foi feito, mas o objectivo não é cometer a injustiça de meter todos dentro do mesmo saco.
Enquanto sociedade deveriamos garantir a integridade e a segurança de todos e procurar hoje antever os problemas de amanhã, porque a sorte grande não bate duas vezes à mesma porta.